Como saber que a fase chegou?
Ela surge entre 1,6 e ás vezes permanece até 3 anos, suas características são nada mais nada menos que birra, crises de choro, triplicação da palavra "não", insatisfação e implicância, parece um pesadelo né? E é rs, ás vezes você para, respira e se pergunta o que está fazendo de errado, é cansativo sim e muito angustiante mas vamos pensar pelo lado benéfico, nossos filhos não são bonecos, é nessa fase que as crianças demonstram e começam a formar sua personalidade, esse que é o desafio da criação, educar e orientar nossos filhos, a maior prova de amor que uma mãe pode demonstrar para um filho é dizer: Não!
Como agir?
Como disse aí em cima, a melhor prova de amor é dar limites, dizer não, eu sei bem como é doloroso às vezes, porque você sabe que assim que você contrariar seu filho vai resultar em minutos de choros, gritos e birras, parece cruel né mas adivinha qual a solução? Deixar chorar! Eu já agia assim e depois de confirmar com dois amigos meus que estão de formando em psicologia tive a confirmação de que estava fazendo o correto. Se você deixa seu filho fazer o que quer, mexer onde não deve, bater, chutar, cuspir e não o repreender pode ter certeza que futuramente você vai ver o infeliz resultado da sua passividade, crianças que não tem limites são conhecidas como os reis e rainhas da casa que mandam e conseguem tudo com gritos e choros, isso ta errado! Nós pais que temos que impor regras e dar a palavra final na vida de nossos filhos, é melhor aguentar algumas crises de choro do que aturar consequências piores.
Como eu (EU) repreendo meu filho :
Não adianta surrar nem bater na boca porque eles não entendem que os "tapas" são consequências de seus maus conportamentos muito menos se você não explicar o motivo, não sou adepta à agressão, prefiro impor minha autoridade na palavra principalmente quando meu filho é violento, morde e bate, quando presencio uma cena dessas pego ele, me abaixo pra ficar na altura dele e ter contato visual, seguro suas mãos firmes e digo NÃO", não pode bater ou morder, é feio, machuca" ele chora, se joga no chão mas não volta a fazer, claro que meu coração fica partido, nenhuma mãe gosta de ver seu filho chorar mas eu não o pego, esse minuto de choro é o minuto da disciplina que ele absorve o que aconteceu, quando ele para de chorar ganha um abraço e eu explico o que ele fez.
As crianças usam as birras pra ganhar o que querem, principalmente em lugares públicos, se você ceder a primeira vez vira um ciclo vicioso, vai ter fazer sempre isso porque a criança vai associar a tolice com o poder, ele vai saber que toda vez que chorar vai ganhar o que quer mesmo que você tenha negado! Deixe chorar, choro passa, uma hora a criança vai cansar e entender que só vai gastar lágrimas e energias e não vai conseguir o que quer, é bem melhor você fazer isso, passar por uma pequena vergonha do que alimentar a má criação, filhos dão trabalho, principalmente quando não abrimos mão de educa-los corretamente, fazer filho e deixar largado ou deixar ser criado pela rua qualquer pessoa é capaz, quero ver criar, educar, dar limites, repassar valores e princípios!
Tomara que funcione com vocês, se não adiantar é só correr com um psicólogo, não hesite e nem tenha vergonha, pedir ajudar é essencial, os pediatras e psicológicos são os melhores aliados de uma mãe, beijos no coração ♡