Todos os pais ficam ansiosos para ver seus pequerruchos falando suas primeiras palavras, nós podemos ajuda-los a desenvolverem sua fala, no nosso cotidiano, incentivando aos poucos, como? Conversando! Durante as atividade do dia-a-dia, na hora do banho por exemplo ir apresentando os objetos falando calmamente os nomes, por exemplo: pa-ti-nho, sa-bão, na rua mostrando as coisas como carro, farol, lua, e o mais importante na hora de se vestir, você pode ir vestindo a roupinha do bebê falando levanta a perna esquerda, abaixa o braço direito e ir apontando para a criança associar.
É bom deixar a criança se expressar, escute ele balbuciando e sempre comemore cada sílaba pronunciada mas se seu filho ainda não fala não se desespere as crianças tem seu tempo, muita paciência com o tempo irão aumentar seu vocabulário.
Uma boa dica também é colocar músicas que cantem as vogais ou as sílabas como a música favorita do meu filho: "palma palma palma, pé pé pé, roda roda roda, caranguejo peixe é" ele ama, não só essa mas tem muitas músicas da turma da galinha pintadinha que estimulam a fala das crianças. Além da música quando seu bebê estiver com 1 ano é bom ir nomeando todas as coisas que os rodeiam como: copo, mamadeira, colher, danone, porta, chave, sofá e etc, as crianças estão cada vez mais muito espertas e aprendem rápido demais então é muito importante incentivar!!
Meu filho está com 1,7 meses e já cultiva algumas palavras e imita alguns sons:
Água, mamá (que serve pra mamadeira e mamãe), papá, lua, alí, não, bruum (de carrinho), tchi tchi (som da escova de dente), muá (som de beijo estalando), pé, neném, au au, alô, oi, qué, toma e outras que eu não lembro agora rs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário